1. Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e de Linguagens de
Programação.
Programação é o processo de escrita, teste
e manutenção de um programa de computador (Wikipedia). Programar pode ser interpretado como predefinir, organizar, e é isso que um programador faz ao desenvolver um programa, utilizando Linguagens de Programação.
Uma linguagem de programação é uma forma de fazer o Homem interagir diretamente com o código fonte do computador, uma forma de tornar zeros e uns em linguagem compreensível para humanos e vice versa.
2. Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.
As linguagens de programação costumam ser divididas em: Linguagens de baixo nível que são as que estão mais próximas do hardware ou nível máquina. Linguagens de alto nível que são as mais próximas da linguagem humana.
3. Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa.
Um algoritmo é uma série de instruções simples que são realizadas para resolver um problema. Por exemplo, as regras da adição que aprendemos no 1º ano correspondem a um algoritmo cujo problema é a adição de vários números. Uma receita de culinária também é um algoritmo
Um programa é uma formalização de um algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados, por exemplo o programa Calculadora no telemóvel, que usa algoritmos semelhantes aos que aprendemos,ou o programa da Bimbi, que aplica receitas culinárias.
4. Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da
programação?

5. “No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante
como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”
5.1.Comenta a afirmação anterior.
O mundo digital não é algo de um futuro tecnológico longínquo, é parte do nosso quotidiano no século XXI, e a vai ocupar cada vez uma maior parte das nossas vidas. Programar é fazer parte desse mundo digital, não ser apenas alguém que procura soluções a problemas mas também as cria. Um indivíduo que sabe programar é alguém que colabora de algum modo para o progresso da sociedade, pois um algoritmo, mesmo que responda a um problema já solucionado por outro algoritmo, traz sempre uma nova forma de pensar, de ver o mundo.
É sabido que a percentagem de empregos relacionados com informática no futuro vai ser muito superior à de hoje, e vai aumentar cada vez mais. Ensinar os mais jovens a programar, por um lado desenvolve o raciocínio, por outro lado prepara-os para uma vida profissional futura.
Saber programação pode também ser um meio de defesa. Num mundo onde temos de utilizar programas no nosso quotidiano, ter uma mínima noção de como é que eles funcionam pode ser útil, por exemplo, no contexto da proteção de dados, visto que a divulgação de dados pessoais, palavras passes, podem trazer enormes consequências para o mundo real.
![]() |
Imagem de https://becode.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Linguagens-Alto-vs-Baixo-Nivel.png |
Sem comentários:
Enviar um comentário