Mais sobre nós

Capítulo 0 - Quem somos ?

Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de abril de 2020

Programação – António Machado e Francisco Silva





1. Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e de Linguagens de
Programação.
Programação é o processo de escrita, teste
e manutenção de um programa de computador (Wikipedia). Programar pode ser interpretado como predefinir, organizar, e é isso que um programador faz ao desenvolver um programa, utilizando Linguagens de Programação.
Uma linguagem de programação é uma forma de fazer o Homem interagir diretamente com o código fonte do computador, uma forma de tornar zeros e uns em linguagem compreensível para humanos e vice versa.


2. Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.
As linguagens de programação costumam ser divididas em: Linguagens de baixo nível que são as que estão mais próximas do hardware ou nível máquina. Linguagens de alto nível que são as mais próximas da linguagem humana.


3. Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa.
Um algoritmo é uma série de instruções simples que são realizadas para resolver um problema. Por exemplo, as regras da adição que aprendemos no 1º ano correspondem a um algoritmo cujo problema é a adição de vários números. Uma receita de culinária também é um algoritmo
Um programa é uma formalização de um algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados, por exemplo o programa Calculadora no telemóvel, que usa algoritmos semelhantes aos que aprendemos,ou o programa da Bimbi, que aplica receitas culinárias.


4. Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da
programação?
Como estamos no contexto da programação informática, pensamos que Ada Lovelace fosse alguém do século XXI ou fim do XX. Na verdade, Ada Lovelace viveu no século XIX, e foi uma importante matemática e escritora inglesa. A sua importância no contexto da programação informática surge pois o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.

5. “No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante
como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”
5.1.Comenta a afirmação anterior.
O mundo digital não é algo de um futuro tecnológico longínquo, é parte do nosso quotidiano no século XXI, e a vai ocupar cada vez uma maior parte das nossas vidas. Programar é fazer parte desse mundo digital, não ser apenas alguém que procura soluções a problemas mas também as cria. Um indivíduo que sabe programar é alguém que colabora de algum modo para o progresso da sociedade, pois um algoritmo, mesmo que responda a um problema já solucionado por outro algoritmo, traz sempre uma nova forma de pensar, de ver o mundo. 
É sabido que a percentagem de empregos relacionados com informática no futuro vai ser muito superior à de hoje, e vai aumentar cada vez mais. Ensinar os mais jovens a programar, por um lado desenvolve o raciocínio, por outro lado prepara-os para uma vida profissional futura. 
Saber programação pode também ser um meio de defesa. Num mundo onde temos de utilizar programas no nosso quotidiano, ter uma mínima noção de como é que eles funcionam pode ser útil, por exemplo, no contexto da proteção de dados, visto que a divulgação de dados pessoais, palavras passes, podem trazer enormes consequências para o mundo real.

Imagem de https://becode.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Linguagens-Alto-vs-Baixo-Nivel.png

Sem comentários:

Enviar um comentário