modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano,
da luz e da cor. Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor.
Há dois tipos de modelos de cor: aditivo e subtractivo. Os modelos aditivos são usados para descrever as cores projectadas, a luz e os modelos subtractivo ajudam a descrever as cores impressas, as tintas.
Vamos debruçar-nos sobre 4 exemplos de modelos de cor: RGB, CMUK, HSV e YUV.
RGB :
O modelo RGB é um modelo aditivo que se baseia em 3 cores primárias : Vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue), daí a sigla RGB.
sendo um modelo aditivo, a adição destas 3 é mais luminosa, cor branca enquanto que a ausência de cor dá origem ao preto. Para fazer toda a gama de cores do espectro, adicionam se as 3 cores primárias em proporções específicas, dadas por valores numéricos. Estes valores numéricos podem ser numa escala:
Decimal : de O a 1
Inteira : de 0 a 255
Percentagem : de 0 a 100
Hexadecimal : de 00 a FF
As cores secundárias são as combinações de 2 cores primárias, e uma cor complementar a uma cor primária é a mistura das outras 2 cores primárias. Assim, por exemplo, ao juntar verde e vermelho obtemos amarelo, que é a cor complementar do azul.
CMYK:
O modelo CMYK (acrónimo para Cyan, Magenta, Yellow, Black) é um modelo subtrativo evoluído a partir do CMY, tendo sido adicionada a cor preto. As cores primárias deste modelo (Ciano, magenta e amarelo) são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias do modelo RGB (vermelho, verde e azul) são as cores secundárias deste modelo.
O modelo CMYK é utilizado em impressoras, visto que na natureza, na mistura de tintas, as propriedades das tintas seguem as regras dos modelos subtrativos. A cor preta pode ser obtida misturando as 3 cores primárias, mas na prática, devido a impurezas nas tintas, é mais fácil adicionar esta quarta cor.
HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor)
Hue, Matriz é a cor pura, pela qual se parte, com saturação e luminosidade máxima, exprimindo-se num valor angular, entre 0 e 360º, sendo que da tonalidade, variando entre 0%, onde a cor é esbatida, cinzenta e 100% onde a cor é nítida e intensa.
Por último, o Value (valor) corresponde à luminosidade da cor. Variando também em percentagem, o 0 corresponde a uma cor muito escura ou preta, e 100% indica que a cor é saturada ou pura .
Este modelo é útil do ponto de vista das artes, permitindo de um ponto de vista mais estético alterar cores de imagens virtualmente, pois é muito mais intuitivo que o modelo RGB, por exemplo.
É importante fazer aqui a distinção entre cromância e luminância. O primeiro diz respeito a elementos como a tonalidade e a saturação, enquanto que a luminância está relacionada com a percepção da luminosidade e brilho.
YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido por 3 componentes: A luminância (Y), e a cor em azul e vermelho (U e V)
Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação
que seria necessário noutro modelo.
Assim, com este modelo é facilitado o processo de compressão dos dados da imagem
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite
enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os
sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente
separados.
Webgrafia
https://en.wikipedia.org/wiki/CMYK_color_model
https://www.teachengineering.org/makerchallenges/view/spfun_rgbcolor_maker1
Sem comentários:
Enviar um comentário