Mais sobre nós

Capítulo 0 - Quem somos ?

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Conversão de sinal analógico em digital

Olá maltinha!

Hoje na aula, no âmbito do estudo da representação digital dos dados, vamos falar sobre a conversão de sinal analógico em digital.

Os processadores dos computadores apenas funcionam usando linguagem binária. Por isso, para um computador manipular a informação binária correspondente a por exemplo uma foto. essa foto tem de passar por uma série de etapas até ser convertida em informação binária.
A conversão de um sinal analógico em digital envolve três fases denominadas : 
  1. Amostragem 
  2. Quantização
  3. Codificação

Exemplo de amostragem
A primeira fase, a fase da amostragem,é a frase onde é recolhido do sinal contínuo. Um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, pelo que um computador vai ter dificuldade a processar, por exemplo, uma imagem inteira. Assim, na primeira fase, o sinal contínuo vai ser dividido em várias partes, amostrar o sinal analógico.




A segunda fase chama-se quantização ou quantificação. Os valores recolhidos na amostragem vão ser convertidos em um conjunto de valores, vão ser quantificados. Quantizar um sinal significa atribui-lhe um determinado valor.





Fonte: powerpoint disponibilizado pela professora 
A terceira fase é a codificação isto é os valores das amplitudes, depois de quantificados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1 (linguagem binária).

Sem comentários:

Enviar um comentário